Hospital da Brasilândia oferece lanche durante o período de espera

Carrinho com chá, café e biscoitos passa 5 vezes ao dia e é um sucesso entre as pessoas que aguardam atendimento

Café ou chá e bolacha para pacientes que aguardam atendimento no Hospital Municipal da Brasilândia. (Foto: Divulgação)

Hospital Municipal da Brasilândia, sob gestão do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento - IMED, passou a servir café, chá e bolacha para pessoas que estão aguardando serem atendidas ou acompanham seus familiares nos prontos-socorros Adulto e Infantil e, também, no ambulatório. Todos os dias, a partir das 10 horas da manhã, o carrinho sai do refeitório com destino às recepções, passando também às 13h, 15h, 17h e 23h.

“Vim procurar atendimento médico porque estou com tosse e sintomas de gripe. Saí do trabalho direto e quando cheguei no Hospital da Brasilândia fui surpreendido com um café e biscoitos. Poderia ter escolhido chá também, que estava disponível no carrinho. Imagine como me senti bem acolhido. Que bom se todos os hospitais públicos se preocupassem com a gente desta forma.” O relato é do motorista Luiz Ferro Januário, que pouco antes de ser atendido pelo clínico geral aproveitou a cortesia na recepção do pronto-socorro, por onde passam diariamente cerca de 500 pessoas, em média.

Aceita um cafézinho? (Foto: Divulgação)


Humanização

A iniciativa busca levar um pouco de alívio aos pacientes que muitas vezes vão para o hospital sem se alimentar devido a emergências e acidentes. De acordo com a direção do HMB, a medida favorece a comunidade e beneficia quem precisa aguardar nas recepções e tem como intenção o bom acolhimento social. O IMED tem implantado o mesmo sistema em outras unidades hospitalares que administra e inclui a ação no seu protocolo de humanização do atendimento que objetiva o cuidado com os pacientes e a comunidade.

Chá ou café?

Em momento de espera a unidade oferece bebidas e lanches para pacientes e acompanhantes. (Foto: Divulgação)

Nos horários disponibilizados para passagem do "carrinho de cortesia" não há nenhum tipo de prejuízo ao atendimento ou desordem nas recepções, pois há um aviso da responsável por servir o lanche e, de forma organizada, as pessoas que desejarem se servir, de três em três, formam filas, mantendo a organização para que todos possam continuar prestando atenção em suas senhas e chamados para o atendimento.

Nos casos de pacientes que estão aguardando para a realização de exames ou procedimentos que necessitem de jejum ou impedem a ingestão de alimentos é realizada uma espécie de triagem e "consulta" prévia para que não haja nenhum problema no atendimento posteriormente.

Desde sua implantação, a ação tem rendido elogios e possui uma adesão muito grande. "Trabalho em uma clínica particular e lá eles não fazem isso. Aproveitem ", exclamou uma das pacientes após saborear o seu chá com bolacha no meio da tarde, logo após a sua chegada.

Sobre o IMED

Criado em 2013, o Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que presta serviços na área de saúde. Atualmente, é responsável pela gestão do Hospital Estadual de Trindade (HETRIN), do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) e do Hospital Estadual de Formosa (HEF), todos em Goiás, além do Hospital Municipal da Brasilândia (HMB), em São Paulo. A organização é comprometida com o bem-estar dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades, promovendo gestões eficientes, uso racional de recursos, investimentos em tecnologia e valorização de seus recursos humanos.

 

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