Aberto 7º Goiânia Art Déco Festival

Está aberta a 7ª edição do Goiânia Art Déco Festival. Programação, totalmente gratuita, reúne exposições inéditas de pinturas e fotografias, além de palestras sobre conservação do patrimônio (Foto: André Saddi)

Por Hosana Alves - Agência Cora Coralina

Está aberta a 7ª edição do Goiânia Art Déco Festival (Gadf) com exposição de obras de 22 artistas da Associação Goiana de Artes Visuais (Agav) que representam monumentos e prédios Art Déco. A abertura oficial do evento foi na noite desta terça-feira (14/05), no Museu Confaloni, na Estação Ferroviária de Goiânia.

O evento conta com apoio financeiro do Governo de Goiás, por meio do Fundo de Arte e Cultura (FAC), operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A programação, totalmente gratuita, reúne exposições inéditas de pinturas e fotografias, além de palestras sobre a conservação do patrimônio.

As obras de arte da mostra de artes visuais estão previstas para serem leiloadas após o festival, em parceria com a Secult Goiás. A venda será revertida para a construção do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora).

Exposição de Fotografias, com as melhores imagens dos patrimônios Art Déco goianos, é outro destaque do festival. A imagem acima faz parte da exposição e retrata a antiga sede da Secretaria Geral e atual sede da Secult Goiás (Foto: Letícia Silva Coqueiro)

Exposição fotográfica

Outro destaque da programação é a Exposição de Fotografias, com 22 melhores imagens registradas dos patrimônios Art Déco goianos que participaram do concurso Memórias em Foco. A exposição terá a curadoria do fotógrafo Raphael Vieira e as fotos estarão disponíveis para visitação no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, entre os dias 20 e 24 de maio, a partir das 9h.

O Gadf 2024 pretende ainda organizar com a Secult Goiás uma exposição itinerante dessas fotografias, com uma exposição em espaços culturais do estado e em cidades turísticas, com a finalidade de promover o Art Déco de Goiânia.

Durante as exposições de fotografias e pinturas, o festival disponibiliza guias de acessibilidade. O Goiânia Art Déco Festival é uma realização da ONYGO Turismo e acontece desde 2018. Um dos principais objetivos do evento é discutir sobre a preservação deste patrimônio histórico.

Programação

Dia 14/05

Exposição de Pinturas Art Déco

Em cartaz: De 14 a 18/05/2024
Horários de funcionamento: 08 às 17h
Local: Museu Frei Confaloni / Antiga Estação Ferroviária – Av. Goiás, 1799 – St. Central, Goiânia – GO

Dia 20/05

Exposição de Fotografias Memórias em Foco

Exposição de 20 a 24 de maio de 2024
Horários de funcionamento: 09 às 18h
Local: Centro Cultural Marietta Telles Machado – Praça Cívica, nº 2. Goiânia – Goiás

Palestras

  • Conservação do Patrimônio Moderno: O caso da casa modernista da rua 84 em Goiânia
Data: 28/05
Palestrante: Júlia Mazzutti
Horário: 15h
Local: Sesp – Soluções Econômicas do Setor Produtivo – Rua 03, Nº 1407, St. Central, Goiânia.

 

  • Rota Art Déco para Saber de Cor
Palestrante: Bárbara Freire
Horário: 16h30
Local: Sesp – Soluções Econômicas do Setor Produtivo – Rua 03, Nº 1407, St. Central, Goiânia.

Mais informações: Instagram @GoianiaArtDecoFestival
Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem