Agricultores familiares devem atualizar documentos do CAF até sexta

Atualização do documento dá aos agricultores e empreendedores familiares acesso às políticas públicas direcionadas ao segmento (Foto: Emater)

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realiza nesta semana, de 20 a 24 de maio, a Semana Estadual do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). A atualização do documento dá aos agricultores e empreendedores familiares acesso às políticas públicas direcionadas ao segmento.

A ação é realizada, simultaneamente, em todas as unidades locais do estado de Goiás.

O presidente da Emater, Rafael Gouveia, explica que a emissão do documento é gratuita. “O CAF é o RG do produtor rural, e o documento é emitido gratuitamente pela Emater em todas as unidades durante todo o ano. Durante a semana, vamos reforçar os benefícios de manter o cadastro atualizado.”

CAF

A inscrição no CAF é gratuita e tem validade de 2 anos. Em Goiás, a Emater é o órgão responsável por emitir o documento. Podem solicitar o cadastro, agricultores familiares, silvicultores, extrativistas, aquicultores, pescadores artesanais, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais, empreendedores familiares rurais, formas associativas de organização da agricultura familiar, entre outros.

O CAF substitui a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e, com a ação, a agência pretende atualizar o documento de todos produtores que ainda não emitiram o novo cadastro. De acordo com o diretor de Ater, Kin Gomides, ainda existem produtores que possuem a DAP, mas todas elas têm validade até 31 de outubro de 2024.

“Nossa proposta é que os produtores antecipem a renovação do documento durante a Semana Estadual do CAF”, afirma.

O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) concede ao produtor acesso a diversas políticas públicas, entre elas: Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf; Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e Seguro da Agricultura Familiar (SEAF).

COMO PARTICIPAR

Os interessados em requerer a inscrição no CAF devem procurar a unidade local da Emater Goiás do município onde fica a sua propriedade ou a unidade mais próxima. Os documentos que devem ser apresentados estão listados no site da Emater.

e documentação exigida para Pessoa Jurídica podem ser encontrados no site do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), clicando AQUI.
Editado por Juliana Carnevalli via Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) - Governo de Goiás
Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem