Pesca esportiva movimenta turismo em Catalão e Nova Crixás

 

Distrito de Bandeirantes (Nova Crixás) sedia Circuito Gigantes do Araguaia, neste sábado (Foto: Goiás Turismo)

Agência Cora Coralina de Notícias - Por Petras Souza

O Circuito Goiano de Pesca Esportiva, no Lago da Serra do Facão, em Catalão, e o Gigantes do Araguaia, no distrito de São José dos Bandeirantes (Nova Crixás), vão movimentar o turismo, neste sábado (25/05), nas duas regiões.

Juntos, os torneios, que têm patrocínio do Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), reunirão 630 pescadores.

Cerca de 240 competidores são esperados no distrito de Bandeirantes, em Nova Crixás, para a 2ª etapa do Gigantes do Araguaia. Eles vão disputar cerca de R$ 100 mil em prêmios.

A programação do torneio já começou com a realização de ações sociais e palestras sobre o meio ambiente para 140 alunos de escolas públicas da zona rural. Eles participaram também do concurso de redação com tema sobre a preservação das espécies de peixe do rio Araguaia.

Nesta sexta-feira (24/05), a programação começa às 19h, na Praça da Matriz, onde haverá a prova de arremesso, que se tornou tradição entre os competidores.

Pesca Esportiva

Amanhã (25/05), às 07 horas, será a largada do torneio no Porto de Bandeirantes. Os pescadores ficarão durante todo o dia no Araguaia, onde vão realizar a pesca, na modalidade “pesque e solte”.

As espécies serão medidas e, em seguida, devolvidas ao rio. Todo o processo deve ser gravado. Às 18 horas, no retorno ao porto, os vídeos serão validados pelos fiscais da prova. Às 20 horas está marcada a cerimônia de premiação. O evento vai contar também com shows musicais.

Já no lago de Serra do Facão, em Catalão, a expectativa é reunir 390 pescadores na 3ª etapa do Circuito Goiano de Pesca Esportiva. Nesta sexta-feira, às 20 horas, será feita a prova classificatória de arremesso.

Amanhã, a largada do torneio será às 7 horas, com chegada até 18 horas. Após a validação dos vídeos, ocorre a cerimônia de premiação, seguida de jantar, no restaurante Fogão de Lenha, na BR-050. Às 21 horas, será a final da competição de arremesso.

Lago da Serra do Facão, em Catalão, recebe quase 400 pescadores, neste sábado (Foto: Goiás Turismo)


Fomento ao Turismo

O Governo do Estado investe R$ 1,2 milhão na Temporada 2024, incluindo o Circuito Goiano de Pesca Esportiva e o Gigantes do Araguaia.

Os torneios fazem parte do calendário oficial de competições de 2024, que foi aberto no dia 19 de fevereiro pelo governador Ronaldo Caiado.

Segundo Caiado, Goiás tem investido na preservação do meio ambiente, o que faz do estado referência no país.

 “No Rio Araguaia, por exemplo, nós estamos cercando as cabeceiras, recuperando as matas ciliares, combatendo as voçorocas. As pessoas relatam que as nascentes voltaram e, hoje, Goiás passou a ser o estado preferido para pesca esportiva em todo o Brasil”, informou.

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, disse que o objetivo da pasta é consolidar o estado com um dos melhores destinos de pesca esportiva e, com isso, movimentar a economia, gerando emprego e renda nos municípios onde os torneios são realizados.

“Nosso objetivo principal é fomentar o turismo de pesca esportiva em Goiás. O estado ganha protagonismo no país e, cada vez mais, atrai milhares de visitantes. No ano passado, nós identificamos mais de 10 estados brasileiros prestigiando nossa pesca”, afirmou.

Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem