Shows gratuitos de ZéMiguel Rodrigues, Jorge Recife e Taleta de Bambu na Feira do Gama

Zémiguel Rodrigues - umas das atrações do evento - foto divulgação

A Feira Permanente recebe atrações musicais do Seminário de Cultura Popular


Três grandes artistas vão finalizar a programação artística do Seminário de Cultura Popular do Gama, neste domingo, 26 de maio, na  na Feira Permanente. Às 10h, o menestrel Zémiguel Rodrigues sobe ao palco, levando seu vasto repertório, apresentado em Festivais pelo Brasil afora. Às 11, será a vez das tradições do maculelê, do bumba meu boi e da poesia popular, com o grupo Taleta de Bambu. E para não deixar a alegria esfriar, às 12h, Jorge Recife faz a última apresentação com belas músicas com todo o sabor da cultura nordestina. Tudo aberto e gratuito. O Seminário, realizado pela Cia. Voar é executado por meio de Termo de Fomento do Ministério da Cultura (MinC). A Administração Regional do Gama apoia esta iniciativa.  Outras informações pelo Instagram@voarteatrodeboneco e Facebook @voarteatrodebonecos1

Para o idealizador do projeto, Paulim Diolinda, é uma honra poder realizar no Gama um seminário que celebra a cultura popular.

"E o que é melhor, realizar apresentações artísticas num lugar que dialoga com essas tradições, que é Feira Permanente do Gama. Na sequência, terminaremos o projeto realizando diversas oficinas em escolas públicas, compartilhando esses saberes ancestrais com os estudantes e professores", diz o entusiasmado Paulim, que também é poeta e compositor.

Artistas

Zémiguel Rodrigues -Versátil, é cantor, compositor e multi instrumentista. Oriundo do sertão do Piauí, gravou o primeiro CD "Flor do Brasil", que teve boa acolhida do público. Em seus shows mostra as suas influências de Elomar a Pepete conquistando rapidamente o público.

Grupo Taleta de Bambu - Criado em Ceilândia, reúne diversos ritmos e sonoridades das nossas tradições populares, em especial o coco, o bumba meu boi e o maculelê, combinado com poesias populares. A formação atual do grupo reúne artistas que se revezam em instrumentos como violão, rabeca, zabumba, pandeiro, djambê e timba.

Jorge Recife - Com 30 anos de carreira, o cantor,  compositor, guitarrista e poeta traz a beleza da cultura nordestina com um toque moderno. Jorge também integra a Banda Oxente Cerrado.

Seminário de Cultura Popular do Gama - Evento repleto de atividades enriquecedoras. Entre as atrações, estão oficinas, palestras e apresentações de diversas manifestações culturais, como Coco, Ciranda, Capoeira, Forró, Poesia Matuta e Teatro de Bonecos. Ao todo, conta com  8 apresentações, 10 palestras e 75 horas de oficinas espalhadas pelas escolas, espaço Voar e outras localidades do Gama.  A cultura popular brasileira está em destaque, permeando cada momento desse encontro. A música, com seus ritmos contagiantes, ecoa pelas ruas, fortalecendo os laços comunitários e celebrando nossa identidade plural. As festas populares, como o Carnaval e o São João, também possuem seu espaço, reafirmando nossa história e resistência cultural. Além disso, o evento é uma oportunidade única para apreciar a diversidade cultural, que enriquece o cenário cultural de Brasília e inspira novas formas de expressão. Uma celebração que vai além do entretenimento, é um verdadeiro mergulho na alma e na essência do povo brasiliense.

O seminário visa contribuir para diminuir a falta de atividades culturais para juventude do Gama, promovendo o estímulo da economia criativa no município por meio das oficinas e mostras artísticas a serem realizadas. As ações propostas também vão ajudar a combater a falta de interesse da juventude em uma formação cultural, ampliando os horizontes de oportunidades educacionais e profissionais.

"A diversidade, a criatividade e a riqueza da nossa cultura popular continuam a ser a força motriz na construção da identidade única e multifacetada de Brasília", finalizou Paulim Diolinda.

Cia Voar- A companhia teve sua fundação em 2003, no Gama (DF). Em 2012, com nove anos de trabalho, conseguiu conquistar a honra de ter se apresentado em todos os estados brasileiros, uma meta atingida por meio de participações em importantes festivais e projetos de circulação. O grupo foi convidado para se apresentar na Espanha, México e Chile. Recebeu prêmios de melhor espetáculo infantil pelo júri popular no Festival de Teatro de Americana (SP,) melhor direção e ator no Festival de Teatro de (Guaçuí) ES, sempre julgado por profissionais de notório saber. Possui mais de 5 espetáculos em repertório. Criou e produziu os festivais: Festa Latina de Bonequeiros e Brincantes de Águas lindas de Goiás, Gama FESTINECO Festival de teatro de bonecos do Gama, FESTIBRA Festival de Teatro para Infância de Brasília, Festival ESPETACULIM pequenos espetáculos de grande qualidade. Fundou o Ponto de Cultura Rede de Ação cultural Gama, concebeu o projeto Viveiro Cultural com oficinas culturais e meio ambiente para mais de 500 estudantes.

Jorge Recife- foto divulgação

Taleta de Bambu  - crédito foto Lucas Rezende
Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem