Caiado celebra tradição e grandeza da Romaria de Trindade durante missa de encerramento

Após cerimônia, governador apresenta Lei que institui 1º de julho como Dia Estadual do Romeiro do Divino Pai Eterno

Em missa com presença de diversas autoridades, governador Ronaldo Caiado destaca grandiosidade da festa de Trindade - Fotos: Walter Folador e Junior Guimarães


Com o pátio e os arredores do Santuário Basílica de Trindade lotados, fiéis participaram do encerramento da Romaria do Divino Pai Eterno neste domingo (07/07). O governador Ronaldo Caiado, acompanhado da coordenadora Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, assistiu à missa solene conduzida pelo arcebispo de Sorocaba (SP), Dom Júlio, ocasião em que celebrou a força da tradição que já dura 184 anos: “A realização dessa festa foi uma convergência de forças da igreja, prefeitura e governo estadual. E a do ano que vem será mais bonita ainda”.

Ao fim da cerimônia, foi apresentado aos fiéis a lei sancionada recentemente por Caiado que institui o Dia Estadual do Romeiro do Divino Pai Eterno, celebrado em 1º de julho. A data foi incluída no calendário cívico, cultural e turístico de Goiás por meio de projeto de autoria do deputado estadual George Morais. De acordo com o governador, é uma forma de homenagear e reconhecer os fiéis que engrandecem o festejo. “Essa é a maior romaria ao Pai Eterno do mundo. Parabéns, povo de Deus”, disse.

Em 10 dias de festa, o evento reuniu cerca de 3,5 milhões de devotos vindos de todas as partes do Brasil e até do exterior. Os fiéis passaram pela Capital da Fé de Goiás para celebrar a Festa do Divino Pai Eterno, que este ano teve como tema: “Pai Eterno, a Vós, nossa oração”. “Acima de qualquer coisa, peço todos os dias que Deus nos dê humildade para tratar as pessoas e para bem conduzir Ronaldo Caiado por esse caminho que o povo de Goiás o colocou”, disse Gracinha. 

O prefeito Marden Júnior declarou que a Romaria 2024 “superou expectativas e quebrou paradigmas” ao unir as gestões municipal e estadual à igreja em prol da realização. Como resultado, é reconhecida nacionalmente e se diferencia por sua segurança, organização e limpeza. “Só temos que agradecer ao Pai Eterno essa oportunidade, e dizer que Trindade acolheu de forma muito carinhosa cada um dos seus visitantes e devotos”.

O reitor da Basílica do Divino Pai Eterno, padre Marco Aurélio, disse que os últimos dias foram de graça e transformação, e que a festa agora leva o selo da sustentabilidade, pelo apoio às práticas de preservação do planeta. Também agradeceu a parceria do Governo de Goiás. “Caiado, sua dedicação e da estrutura governamental foram essenciais para realização da romaria”, comentou. O religioso elogiou, ainda, o atendimento do Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), logística do Estado que acolheu milhares de peregrinos com serviços gratuitos na GO-060.






Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem