Durante todo o primeiro semestre de 2024, foram registrados 2,1 milhões de novos pequenos negócios. Os microempreendedores individuais (MEI) representam 76,5% dos pequenos negócios abertos no primeiro semestre. Já as microempresas (ME) somaram 19,3% e as empresas de pequeno porte (EPP) ficaram com 4,2%.
Em junho, mais de 338,8 mil
pequenos negócios começaram suas atividades em todas as regiões do Brasil.
Desse total, as microempresas, os microempreendedores e as pequenas empresas
representaram 96,2% do número total de novos negócios, que chegou a 352,1 mil.
Esse percentual é 4% maior em comparação com o mesmo período de junho do ano
passado.
No ambiente empresarial, que se torna mais competitivo a cada dia, é crucial que empreendedores se capacitem, especialmente nos primeiros anos de atuação, para que suas empresas possam acompanhar as rápidas mudanças do cenário corporativo. A carência de conhecimento, de uma visão estratégica clara e de experiência são elementos determinantes que levam muitas empresas a fecharem as portas no país.
Para auxiliar as empresas associadas no enfrentamento desses desafios, a CDL disponibiliza 1 hora de mentoria gratuita em diversas áreas de atuação.
Esses encontros são conduzidos por uma equipe de especialistas altamente capacitados e com larga experiência nos segmentos.
“O sucesso dessa iniciativa é resultado do compartilhamento e da análise dos desafios que os empresários enfrentam diariamente em seus negócios. É um atendimento personalizado, em que o consultor primeiro entende a real situação do negócio e fornecer orientações direcionadas para solucionar esses desafios. Essa solução, altamente valorizada pelos associados, é oferecida sem nenhum custo, apesar de seu alto valor no mercado. Trata-se de um benefício exclusivo que a CDL proporciona aos seus associados”, disse a superintendente da CDL Uberlândia, Lécia Queiroz.
Confira as nove áreas de atuação do programa:
Arquitetura e design de espaços
comerciais: Orientações técnicas e personalizadas para transformar a sua loja
em um ambiente estrategicamente pensado para atrair e conduzir o cliente até o
fechamento da venda.
Atendimento, Liderança e Equipes
de Alta Performance: Orientações para melhorar o atendimento, o ticket médio e
a satisfação do cliente.
Planejamento Estratégico e Gestão
de Pessoas: Plano estratégico de negócios e mapeamento de perfil comportamental
da equipe.
Finanças e controle orçamentário:
Ferramentas para otimizar a gestão financeira, o controle de custos e a
eficiência na tomada de decisões.
Gestão de Projetos, Inovação e
Experiência do Cliente: Melhoria de Processos para gestão de mudanças e melhor
experiência do cliente.
Inteligência emocional Liderança
e Gestão do Tempo: Aconselhamento personalizado para resolução de conflitos,
habilidade em lidar com as emoções pessoais e interpessoais na empresa.
Marketing Digital e Vendas:
Estratégias e ações para se posicionar melhor no mercado, criando valor para o
cliente e gerando lucro para a empresa.
Gestão de Negócios e Gestão de
Cargos e Salários: Orientações para um ambiente de trabalho mais ágil, criativo
e capaz de melhorar a eficácia, proatividade e comprometimento da equipe com os
resultados.
Gestão Tributária e Recuperação
Fiscal: Orientação e planejamento Tributário.