Equatorial Goiás alerta sobre riscos de instalações elétricas mal conservadas e orienta consumidores sobre manutenção
Manter a rede elétrica interna em boas condições é responsabilidade do consumidor e ajuda a evitar acidentes e reduzir o valor da conta de luz
A Equatorial Goiás faz um alerta sobre a importância da manutenção periódica das instalações elétricas em residências, comércios e indústrias. A medida visa prevenir acidentes como choques, curtos-circuitos e até incêndios, além de contribuir para o consumo mais eficiente de energia.
De acordo com a gerente corporativa de Segurança do Trabalho da Equatorial Goiás, Carla Saldanha, muitos consumidores ignoram sinais que indicam problemas na rede elétrica interna, como pequenas descargas ao tocar na torneira, luzes piscando ao ligar eletrodomésticos ou quedas repentinas de energia. “Esses sinais indicam que a instalação pode não estar adequada para a quantidade de aparelhos usados atualmente, o que eleva o risco de superaquecimentos e curtos-circuitos”, explica.
Carla destaca que a manutenção da rede elétrica é parte dos direitos e deveres do consumidor. Ela orienta que as revisões sejam feitas, preferencialmente, a cada cinco anos ou sempre que houver sinais de problemas, como aquecimento em tomadas ou choques elétricos. “A revisão deve incluir o quadro de distribuição, fios, disjuntores, conexões e o sistema de aterramento. Isso garante mais segurança e melhora a eficiência no consumo de energia”, afirma.
Segurança e economia
“Ao substituir cabos desgastados por modelos mais modernos e adequados à demanda do imóvel, o consumidor melhora a segurança e a eficiência energética”, orienta Carla. Ela também ressalta a importância do projeto elétrico adequado e da presença de aterramento, que direciona descargas elétricas para o solo, evitando choques e danos aos equipamentos.
Com a rede elétrica em boas condições, os aparelhos eletrônicos funcionam melhor, têm maior durabilidade e consomem menos energia.
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás integra o Grupo Equatorial, um dos maiores do setor elétrico brasileiro, responsável pela distribuição de energia em sete estados. Em Goiás, a empresa atende cerca de 3,5 milhões de pessoas, em 237 municípios, cobrindo quase 99% do território estadual, com uma área de aproximadamente 336 mil km².