Evento, realizado na Clínica Setor Bueno, contou com estrutura adaptada
e profissionais especializados para garantir diversão, socialização e
pertencimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
A clínica Hapvida,
localizada no Setor Bueno (T2) em Goiânia, realizou uma programação especial
para celebrar o mês junino com foco na inclusão. O "Arraiá da
Inclusão", ocorrido no dia 24 de junho, ofereceu atividades nos períodos
matutino (às 9h) e vespertino (às 15h), aliando tradição e alegria à segurança
de um ambiente gerido por profissionais especializados em Transtorno do
Espectro Autista (TEA).
Eventos
como esse são fundamentais para o desenvolvimento social de pessoas com
autismo, pois oferecem um espaço estruturado para a prática da socialização
programada. Especialistas destacam que a interação social é um dos principais
desafios para indivíduos com TEA, e ambientes que proporcionam previsibilidade
e suporte terapêutico são essenciais para estimular habilidades comunicacionais
e de convívio, indo além do tratamento clínico tradicional.
Pensando nas
particularidades sensoriais, a festa contou com uma equipe multiprofissional
preparada para oferecer suporte e realizar adaptações no ambiente. Isso incluiu
a gestão de estímulos como o volume da música e a intensidade das luzes.
A presença de
mediadores e a criação de um espaço calmo para momentos de pausa foram
estratégias que garantiram uma experiência mais acolhedora e prazerosa. Segundo
a psicóloga e coordenadora da Clínica TEA Hapvida Setor Bueno, Karina Siqueira,
"os pacientes que têm maior sensibilidade a barulho se divertiram na festa
e socializaram enquanto usavam os abafadores de ouvido".
A programação foi
animada e acessível, com muita cantoria, dança e uma variedade de comidas
típicas. Para completar a atmosfera festiva, os participantes foram convidados
a ir a caráter. A maioria compareceu vestida a rigor, acompanhada por pais,
familiares e cuidadores.
A organização
reforçou que a festa foi um espaço para celebrar a cultura brasileira de forma
inclusiva, promovendo o pertencimento e o respeito à neurodiversidade. Karina
Siqueira complementou: "Tudo foi preparado com muito cuidado e segurança.
Foi um sucesso. A gente está muito contente com os resultados de todas as ações
que temos feito aqui. Nossos terapeutas têm sentido nitidamente a evolução de
cada paciente".
Uma das atividades
pensadas com o objetivo de praticar a socialização foi o compartilhamento de
pratos típicos. A recomendação de que cada família levasse uma iguaria para o
encontro foi uma das experiências propostas pelos terapeutas. A alimentação,
porém, foi planejada com cuidado, oferecendo opções diversificadas para
respeitar a seletividade alimentar comum em pessoas com TEA, evitando a pressão
para consumo e garantindo alternativas confortáveis para todos os gostos.
Com essa
iniciativa, a Hapvida reafirma o compromisso com a saúde e o bem-estar de seus
pacientes, demonstrando que a inclusão social é parte vital do tratamento. A
coordenadora avaliou que "é possível perceber uma progressão bem mais
acelerada no tratamento quando os profissionais investem e incentivam esse tipo
de programação, que tira o paciente da rotina, mas é prevista e previsível.
Eles são preparados com antecedência e se sentem prontos, tranquilos e seguros
para participar de uma ação que movimenta muitas pessoas ao mesmo tempo".
Ações como o "Arraiá da Inclusão" são essenciais para criar laços comunitários e provar que, com planejamento e profissionalismo, todos podem celebrar juntos, promovendo alegria e qualidade de vida.

.gif)

