Governo lança modelo de acompanhamento
da gestão pública único no Brasil e garante ao cidadão agilidade na resposta de
reclamações
A
população do Distrito Federal conta, a partir de hoje, com dois novos canais de
comunicação com o governo: o número 162, primeira ouvidoria de discagem
gratuita e de três dígitos do Brasil, e o novo site, que permite ao cidadão
acompanhar o andamento de suas reclamações, denúncias ou sugestões por meio de
protocolo.
O
novo número, específico para esse tipo de serviço, diminui o tempo de
atendimento para 2 minutos e amplia o acesso aos órgãos responsáveis pela
resolução das demandas, como melhorias na infraestrutura das cidades e
fiscalização de atividades econômicas. O acesso anterior, pelo número 156, não
era exclusivo para ouvidoria.
"Esse
novo modelo de ouvir e solucionar é um marco histórico para o Distrito Federal.
Instituímos um sistema único que permite participação igualitária. Além disso,
é possível a fiscalização por parte da população, que pratica, assim, a
cidadania", destacou o governador Agnelo Queiroz.
A
secretária de Transparência e Controle, Vânia Lúcia Ribeiro, lembrou ainda que,
após o governo institucionalizar e introduzir cerca de 100 unidades de
ouvidoria no DF em 2012, a pasta não teve suas metas congeladas.
"No
prazo de um ano, conseguimos criar essas novas ferramentas, que permitem ao
cidadão fazer sua reclamação ou seu elogio em relação aos serviços públicos
prestados. E com o novo site é possível acompanhar a tramitação da sua
demanda", explicou Vânia Lúcia.
O
retorno do GDF será feito por meio de mensagens enviadas aos endereços
eletrônicos informados pelo solicitante ou de informações inseridas no site,
para consulta. No caso de demandas presenciais ou via o 162, o contato será
feito por telefone.
Fiscalização
- A cerimônia de lançamento dos novos canais marcou, ainda, a posse dos membros
do Conselho de Transparência e Controle Social do DF. O GDF empossou 10
representantes da sociedade civil e 10 do poder público que farão parte do
Conselho. Entre os objetivos do órgão estão a proposição de projetos e ações
prioritárias da política de transparência, a atuação como instância de
articulação e mobilização social e o acompanhamento da efetividade das ações de
transparência no Poder Executivo Distrital. Além disso, o evento comemorou o
Dia do Ouvidor, celebrado em 16 de março.
"A cidadania funciona quando o cidadão
pode se expressar sobre seus direitos. O ouvidor é um instrumento de
aprimoramento, modernização e humanização da relação governo/sociedade. Ele
viabiliza a ampliação do espaço necessário para o pleno exercício do direito de
avaliação da gestão pública, requisito indispensável para a consolidação da
nossa democracia", ressaltou a ouvidora-geral do GDF, Vera Lúcia Coelho.