A campanha de vacinação contra a gripe, que começou nesta segunda-feira, dia 4, e vai até o próximo dia 22, terá o Dia D no sábado, dia 9. Em Goiás, a meta é vacinar pelo menos 1,133 milhão de pessoas, o que corresponde a 80% do público-alvo total, que é de 1.416.252 pessoas.

A vacina protege contra os diversos vírus da influenza (A, H1N1, H3N2 e B) e é destinada a crianças de seis meses a menos de cinco anos; maiores de 60; trabalhadores da saúde; indígenas; gestantes; mulheres que tenham dado à luz há, no máximo, 45 dias; população carcerária; funcionários do sistema prisional; e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

A gerência de Imunizações da Saúde de Goiás informa que recebeu 1,5 milhão de doses da vacina e a estrutura mobilizada é de 908 postos fixos de vacinação (incluindo salas de vacina), 1,8 mil postos móveis e 550 veículos e embarcações.

Mais de 12 mil pessoas trabalham, em diversas funções, na Campanha de Vacinação. O horário de funcionamento dos postos fixos é das 8 às 17 horas, inclusive no sábado em que ocorre o Dia D. O objetivo da campanha é imunizar o maior número de pessoas, reduzindo-se, dessa forma, as complicações, as internações e a mortalidade provocadas pela influenza.

Goiás
Goiás foi o Estado que mais vacinou pessoas dos grupos prioritários durante a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza em 2014. O Estado superou os 80% de cobertura vacinal recomendados pelo Ministério da Saúde e chegou ao total geral de 88,35%. Ao todo, foram imunizados 1.046.682 habitantes. A superintendente de Vigilância em Saúde, Maria Cecília Brito, espera repetir o bom desempenho do ano anterior e aposta na capacitação dos profissionais envolvidos e na estrutura disponibilizada.


Fonte: Redação.