Lavabos: ideias de decoração para banheiro de visitas

Caprichar na decoração do lavabo é um sinal de hospitalidade. O banheiro, que é preparado para as visitas, deve ser acolhedor, mesmo com pouca metragem.

O banheiro de visitas, na maioria das vezes, fica sem uma decoração diferenciada por causa do espaço e localização na casa. Mas é possível inovar nesse espaço sem a necessidade de realizar muitas mudanças, a área do lavabo pode ser uma opção para usar a criatividade. Entenda mais sobre o tema com algumas ideias de decoração para o banheiro de visitantes:


Os moradores desejavam ter espaços abertos para a natureza nesta casa, em um condomínio vizinho a Belo Horizonte. “Eles me pediram para evocar o clima de Trancoso, na Bahia”, explica o arquiteto Carlos Alexandre Dumont, o Carico. No lavabo, ele recorreu a painéis de vidro voltados para o jardim interno e materiais com tratamento rústico, como o concreto da parede, para obter o efeito pretendido. A bancada, de mármore travertino bruto, economiza espaço graças ao corte triangular e só fica mais profunda na extremidade que recebe a cuba (Vallvé). Fixado por uma estrutura metálica, o espelho parece solto no ar. (Foto: Marco Antonio, Ambientes e Salvador Cordaro, serviço)


Espelho amplia a área deste lavabo. Para criar a sensação de profundidade no lavabo de um apartamento paulistano, o decorador Beto Galvez e a arquiteta Nórea De Vitto utilizaram um truque infalível: quem abre a porta do ambiente, de 3 m², visualiza um painel de espelho de 1,50 x 2,40 m (Galeria D’Quadros). Até a saia da bancada é espelhada, um ótimo jeito de ocultar o sifão. O brilho do material ainda ajuda a iluminar o ambiente, que segue a mesma linguagem de revestimentos sóbrios do restante do projeto. A cuba é escavada na placa de mármore travertino navona bruto, rocha que também dá forma ao frontão. Metais e louças da Deca. Tinta acetinada chocolate (Suvinil, ref. 169*) recobre as paredes do ambiente, acompanhando as tonalidades dos demais espaços do apartamento, cuja paleta combina marrom, cinza e preto. (Foto: Marco Antonio, Ambientes e Salvador Cordaro, serviço)



Claridade valorizada neste lavabo. Jovem empresária do ramo da moda, a dona deste apartamento no Recife encomendou aos arquitetos Zezinho e Turíbio Santos uma decoração atual e estilosa. Apaixonada pelas padronagens têxteis, ela foi contemplada com um detalhe inusitado no lavabo: um tecido estampado (Maria Casa) forra o teto. “Ele foi aplicado sobre uma placa de compensado e pode ser facilmente trocado por outro, ao sabor das tendências”, diz Turíbio. A fim de colocar o forro ainda mais em evidência, o branco predomina na parede, no piso e na bancada de marmoglass (execução da Inpermal). Louças e metais da Deca. Uma caixa de madeira laqueada de branco foi providenciada para servir de moldura à cortina de tecido celular Carousel Suite, da Uniflex, e disfarçar as esquadrias escuras do edifício. (Foto: Marco Antonio, Ambientes e Salvador Cordaro, serviço)



Para facilitar a circulação no lavabo de apenas 1,60 m2, as arquitetas Carmen Zaccaro e Marise Kessel desenharam uma bancada de apoio lateral com 20 cm de profundidade, mais estreita que a cuba de 40 cm de profundidade. Feitas de mármore pigués, as duas peças foram executadas pela Marmoraria Colonial. Um mosaico de fragmentos de imbuia (Oca Brasil) confere textura à parede de fundo. Os metais são da Deca. Preste atenção: sob a cuba, há um nicho que permite o acesso ao sifão. Na parede da pia, revestida de cimento, o espelho fica afastado 5 cm e esconde a iluminação indireta. Um ponto de luz no teto valoriza o mosaico de madeira. (Foto: Marco Antonio, Ambientes e Salvador Cordaro, serviço)


“Este lavabo foi concebido para ser elegante e impactante”, revela a decoradora Adriana Penteado. Isso porque o morador, que adora receber, queria um ambiente com clima noturno e festivo. Para alcançar esse efeito, a profissional optou por um papel de parede marrom com padrão azul-metalizado (Wallcovering), cores afinadas com a paleta do restante do apartamento. A iluminação difusa de leds realça o revestimento. Preste atenção: a cuba de limestone cinza, desenhada pela decoradora, oferece uma área de apoio para o vaso com flores. Sob a peça, uma caixa de madeira funciona como compartimento para as toalhas. (Foto: Marco Antonio, Ambientes e Salvador Cordaro, serviço)

*Com informações da Casa Abril
Postagem Anterior Próxima Postagem