6 dicas para evitar poeira em casa

A poeira é problema muito comum nas residências, especialmente quando o clima está seco


Vale destacar que a poeira é provocada por pequenas partículas de pele morta, poluição e ácaros suspensos no ar e, apesar de ser aparentemente inofensiva, pode causar graves problemas alérgicos e respiratórios.

Como se não bastasse, casa empoeirada é praticamente sinônimo de casa suja. Você quer saber como evitar o surgimento e o acúmulo de poeira no seu lar? Então continue lendo o nosso artigo e confira algumas dicas bem práticas e eficientes!
1. Mantenha a casa arejada

Uma das regras básicas para evitar a poeira é manter os ambientes do imóvel sempre arejados. A melhor forma de fazer isso é abrir as janelas durante o dia para combater a umidade. A luz natural também ajuda a acabar com os ácaros e evitar o mofo, ou seja, essa é uma medida multifuncional e bastante eficaz.
2. Troque as roupas de cama com frequência

Não passe muito tempo sem trocar as roupas de cama. Lençóis, colchas, edredons e fronhas devem ser lavados com bastante frequência, principalmente se algum dos moradores tiver problemas alérgicos e respiratórios como bronquite, asma, rinite e sinusite.
3. Limpe os móveis regularmente

Pelo menos três vezes por semana, você deve limpar a superfície dos móveis de ferro, couro e madeira com um pano úmido. Estofados de tecido podem ser espanados, lavados por empresas especializadas ou limpos com uma escova macia. As cortinas, persianas, tapetes e carpetes também precisam ser lavados ou aspirados sempre que a poeira estiver acumulada.

4. Use capas impermeáveis

O ideal é que você forre os travesseiros, almofadas e colchões com capa impermeável: desta forma, os objetos ficam mais protegidos dos ácaros e da poeira, e a medida ainda garante um sono tranquilo para os moradores. Cumpre ressaltar que as capas também devem ser higienizadas regularmente.
5. Redobre os cuidados se sua casa tiver pets

Se você tiver animais de estimação na sua residência , evite deixá-los transitar pela casa ou deitar na cama, poltrona ou sofá. Lembre-se que gatos e cães soltam pelos, sujam o ambiente e podem aumentar a formação de poeira. Tudo isso pode comprometer a limpeza da sua casa e a saúde da sua família!
6. Limpe e organize seus livros

Caso você goste de ler e tenha muitos exemplares em casa, procure mantê-los limpos e devidamente organizados. De preferência, tenha um espaço exclusivo para guardá-los. Essa regra também vale para brinquedos, discos, CD´s e qualquer outro tipo de coleção que você tenha na sua residência.
Dicas extras


Troque o filtro do ar-condicionado com frequência;


Limpe o chão sempre usando um pano úmido;


Varra os cômodos com delicadeza para não levantar poeira;


Ponha tapetes nas entradas, pois isso retém a sujeira carregada nos sapatos;


Use repelentes de poeira ou lustra móveis nas peças de madeira;


Vede todos os espaços extras entre a porta e o rodapé.

E aí, gostou das nossas dicas? Já usa alguma delas na sua casa? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco através dos comentários.

Postagem Anterior Próxima Postagem