Fique de olho em seu consumo de energia

O início do período de estiagem traz vários problemas para a população, em sua maioria, causados pelo aumento da temperatura e a baixa umidade do ar. Os principais são: o aumento do consumo de energia, que implica em uma conta maior a pagar, e os focos de incêndios, que podem causar interrupção no fornecimento de energia elétrica, caso o fogo atinja as linhas e redes de energia ou as subestações

 
Para saber como agir nessas situações a CELG Distribuição orienta: 

Variação de consumo 
Com o aumento da temperatura a tendência é o uso mais frequente dos aparelhos de ar condicionado e ventilador, portanto ao sair do ambiente desligue os equipamentos. O consumidor deve ficar atento para não ter surpresa ao receber a conta. 

Fique de olho na conta 
É importante que os clientes conheçam a composição da fatura de energia. Além do consumo, tem os encargos com a distribuição e também tributos como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), pago ao Governo do Estado; o Programa de Integração Social (PIS), a Contribuição sobre Operações Financeiras (COFINS), a bandeira tarifária, pagos ao Governo Federal e a CIP – Contribuição de Iluminação Pública. O aumento do consumo implica diretamente no valor dos impostos e encargos cobrados. Outro detalhe que deve ser observado na conta de luz é a quantidade de dias faturados, que pode variar de 27 a 33 dias, de acordo com o calendário de leitura e faturamento da concessionária. 

Controlando o consumo 
A CELG D chama a atenção para algumas atitudes simples que podem ser adotadas para evitar surpresas na hora de pagar a conta. 
• Os vilões do aumento de consumo são os equipamentos de refrigeração de ambientes e de conservação de alimentos. 
• Decida primeiro o que quer e só depois abra a geladeira ou o freezer para pegar. Feche o mais rápido possível para evitar a entrada de ar quente que faz o motor usar mais energia. Esta é uma das medidas que pode evitar o aumento de consumo de energia elétrica. 
• Outra dica é fechar bem as portas e janelas quando o condicionador de ar estiver ligado.
Em qualquer época do ano é importante adotar as atitudes listadas abaixo para reduzir o consumo de energia:
• Evitar acender lâmpadas durante o dia. Pintar as paredes internas de cores claras para potencializar a iluminação natural;
• Utilizar o chuveiro elétrico na posição intermediária;
• Desligar televisão, rádio, condicionador de ar, ventilador e outros eletrodomésticos quando ninguém estiver usando;

Queimadas 
Para prevenir queimadas próximo às redes de distribuição de energia CELG D faz a limpeza da faixa de segurança das redes (área de 15 metros para cada lado dos postes). As ações educativas também fazem parte da preocupação da Empresa com os impactos ambientais das queimadas. 

Construção Civil 
No período de estiagem, cresce também a quantidade de obras da construção civil por causa do tempo firme e seco. Mas em muitos casos, os cuidados com a rede elétrica, muito próxima a vários canteiros de reformas e construções, são esquecidos. Para evitar acidentes a CELG D alerta para alguns cuidados fundamentais antes de iniciar qualquer tipo de obra:
• Conheça bem os riscos de acidentes com energia elétrica antes de começar qualquer trabalho perto da rede;
• Mantenha distância mínima de 2 metros da rede de energia;
• Planeje bem o uso de guindastes e andaimes; descarregamento de caminhões basculantes, limpeza de fachadas e instalação de painéis. Preste muita atenção à proximidade da rede;
• Em caso de fios que se soltam da rede e entram em contato com o chão, procure sinalizar o local para evitar a aproximação de outras pessoas e contate imediatamente a CELG D pelo telefone 0800 062 0196;
• As antenas de televisão devem ser instaladas longe da rede elétrica.
Postagem Anterior Próxima Postagem