A mulher tem se destacado nos últimos anos, mostrando que competência no trabalho também é um grande marco feminino e na política também. Muitas conquistas foram obtidas pelas mulheres ao longo dos anos, dentre elas o direito ao voto e a maior participação na sociedade.
Mulheres, são maioria na população brasileira (52,5%), são mais de 77 milhões de eleitoras em todo Brasil. Desse número, apenas 9.204 (31,6%) mulheres concorreram a um cargo eletivo nas eleições de 2018. E destas apenas 290 foram eleitas. A sociedade está avançando, o número cresce, mas ainda há muito para ser conquistado.
Representante de Valparaíso, Maria Yvelônia, é referência na cidade, uma mulher atuante no município, e como assistente social realizou um ótimo trabalho, sempre com muita determinação. Yvelônia, é reconhecida por onde passa, já que o seu histórico com a população é imenso. Muitos dizem que ela fez mais pelo povo do que muito gestor que passou pela cidade.

Para Yvelônia, ainda existe muitas mudanças a serem feitas. “Precisamos mudar esta realidade, e se quisermos ter pautas relacionadas aos direitos das mulheres apresentadas e apreciadas devemos ocupar este espaço político” conclui Yvelônia.