HRF tem rígidos protocolos de segurança para atender pacientes com suspeita de covid-19

Médicos usam tecnologia e serviço de teleatendimento no combate ao novo coronavírus

Legenda: Hospital Regional de Formosa - FOTO: Divulgação

O Hospital Regional de Formosa (HRF), administrado pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), é considerado referência no atendimento e no tratamento do novo coronavírus na região. A preocupação da diretoria em respeitar todos os protocolosde segurança, no que diz respeito ao enfrentamento da doença, tem por objetivo a preservação e manutenção da vida humana.

O hospital isolou uma ala para receber pessoas com sintomas de síndrome respiratória aguda grave, causada pela Covid-19. “O mais importante é, de fato, seguir as recomendações e as orientações. O isolamento é primordial, mas as pessoas precisam se preocupar com o outro também”, pondera Felipe Uchôa, diretor técnico do HRF.

Atendimento no HRF

O paciente que chega ao hospital com os sintomas característicos de Covid-19 (febre, tosse seca, cansaço) é submetido a todos os procedimentos obrigatórios de triagem: medição de pressão arterial, saturação e temperatura corporal. Em seguida, é encaminhado para uma consulta com o especialista, com o cuidado de ter todo o histórico de saúde do paciente. Em caso suspeito, o médico solicita um exame para detecção do vírus.

De acordo com a diretora do HRF, Vânia Gomes Fernandes, existem dois tipos de diagnóstico, a depender da gravidade do paciente: o teste rápido e a coleta de secreções que detecta RNA viral. O resultado do teste rápido, feito com uma gota de sangue, sai em 20 minutos. Já o que detecta a presença do vírus na célula é enviado a um laboratório para fazer a confirmação.

Serviço de Teletriagem

A preocupação com o bem estar e a saúde de quem está à frente das ações de combate ao Covid-19, tem sido motivo de atenção e planejamento estratégico contínuo. O HRF desenvolveu o projeto “A gente se importa” e disponibilizou em seu site um serviço de triagem virtual que possibilita ao paciente saber qual o seu grau de risco em tempo real.

Acessando https://hospital-formosa.org.br/ a pessoa preenche o cadastro com seus dados pessoais e responde a algumas perguntas. O sistema se encarrega de entregar o resultado online e, caso necessário, posteriormente, uma equipe de enfermeiras agendará por telefone uma visita domiciliar.

Esse serviço intuitivo de teletriagem, além de facilitar o acesso do paciente ao primeiro atendimento, também pretende usar de toda a tecnologia necessária para minimizar os impactos do novo coronavírus na vida e na saúde dos profissionais da saúde. Pensando nisso, o projeto disponibiliza dois carros exclusivos com equipes de enfermagem munidas de oxímetros, medidores de pressão e temperatura para atender a população da cidade, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.


Sobre o HRF

O Hospital Regional de Formosa foi estadualizado em abril de 2020. O processo teve início em agosto de 2019 e passou pela aprovação da Câmara dos Vereadores e da Assembleia Legislativa. O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED assumiu a gestão, em junho, com o compromisso de ampliar o atendimento à população instalando 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19.

As obras estão em andamento e durante o processo de regionalização a população continuará contando com os serviços de Pronto Socorro 24 horas, clínica médica, ortopedia e atendimento a gestantes. Passada a urgência da pandemia o Hospital com melhorias na infraestrutura ficará para a região, ampliando as opções de atendimento para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postagem Anterior Próxima Postagem
GDF