Alimentação ajuda a minimizar os sintomas do clima seco

Oficialmente é inverno no Brasil até 22 de setembro, quando começa a primavera. Contudo, a estação é conhecida pelo clima seco em diversas regiões do país, como no Distrito Federal que está a quase três meses sem chuva. A última foi registrada no dia 17 de maio e a umidade do ar chegou a 25%, considerado estado de alerta pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

São inúmeros os efeitos no organismo com a umidade do ar baixa e as fumaças, que geram mal-estar, pele seca, olhos vermelhos, boca e lábios ressecados e mais chances de contrair doenças respiratórias, como gripes, resfriados e crises alérgicas, o que nos dias atuais de pandemia do novo coronavírus (Covid-19) é um risco. Por isso, é fundamental redobrar os cuidados com a alimentação para amenizar os sintomas do clima seco que comprometem a saúde.

 



De acordo com a nutricionista do Fort Atacadista, Rafaela Curcino Moreira, esses fatores podem ser minimizados, mantendo uma alimentação saudável e consumindo determinados alimentos que favorecem a hidratação.

 

“A principal recomendação para os dias secos é tomar bastante água, o que pode ajudar a aliviar a irritação na garganta e amenizar outros sintomas”, orienta. Porém, é importante ressaltar que a regra dos dois litros de água por dia varia de pessoa para pessoa. “A quantidade varia de acordo com alguns padrões individuais, como a prática de atividades físicas”, enfatiza a nutricionista.

 

Ela sugere saborizar a água com alimentos ricos em nutrientes, como folhas de hortelã, rodelas de laranjas ou limão, abacaxi, erva cidreira, gengibre, canela em pau, dentre outros, para aqueles que não têm o hábito de ingerir água com frequência. E não recomenda beber água junto às refeições. “O consumo deve ser feito entre os intervalos das refeições e nunca durante para não comprometer a absorção dos nutrientes”, reitera.



Outra fonte de hidratação recomendada pela nutricionista são as frutas. Coco verde, em especial a água de coco, rica em potássio, laranja, melancia e melão são as mais aconselhadas. “Por serem compostas basicamente de água, são as que mais têm efeito positivo no auxílio à hidratação. Só para se ter uma ideia, 92% da melancia é composta de água, enquanto o melão tem cerca de 90%”, complementa Rafaela. Além de manter a hidratação, as frutas são ricas em vitaminas e minerais.

 

Quanto aos sintomas de cansaço e indisposição que o clima seco provoca, causado pela constante mudança nas temperaturas, a nutricionista reafirma a importância da alimentação saudável. “O ideal é dar preferência para refeições mais leves, com verduras, legumes, alimentos que tenham uma digestão mais fácil”, finaliza.

 

As lojas da rede Fort Atacadista no Distrito Federal estão compostas por uma rica variedade de frutas, verduras e legumes fresquinhos. Anote os endereços:

 

Sol Nascente | DF | Quadra QNP 27 Área Especial 01 S/N

Taguatinga| DF | Setor M Norte Qd. 1 Cj. A Lt. 1 – Av. Hélio Prates com M Norte

Ceilândia| DF | CNN 1 S/N | Centro

 

Nesse período de pandemia, a rede adotou todas as recomendações dos órgãos oficiais de saúde contra o novo coronavírus.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
GDF