Valparaisenses agora podem monitorar Covid-19 pelo celular

Aplicativo Dados do Bem vai ajudar os pacientes a marcarem os testes nas unidades credenciadas



Integrar tecnologia, ciência e pesquisa para o enfrentamento do novo coronavírus. Com este objetivo foi criado o aplicativo Dados do Bem. A iniciativa foi desenvolvida pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, em parceria com a Zoox Smart Data e cedido sem custos ao Estado de Goiás. O prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró assinou esta semana o termo de adesão ao aplicativo e os moradores já podem participar do mapeamento. “É importante responder ao questionário do aplicativo para que nós possamos desenhar o mapa do vírus em Valparaíso e ajudar a diminuir a propagação da doença”, comentou o prefeito Pábio.

O aplicativo funciona assim: após a instalação, o usuário preenche um questionário de autoavaliação de saúde. Caso identifique que o paciente apresente sintomas de síndrome gripal e possui um alto risco de infecção por Covid-19, este será convidado a fazer um teste em um posto de saúde credenciado no município de Valparaíso. Ao aceitar fazer o teste, o paciente receberá um QR Code com data, horário e local onde deverá comparecer para realizar a coleta de amostra para a testagem. “Quanto mais pessoas baixarem, mais informações teremos para combater a Covid-19 em Valparaíso. Essa iniciativa só nos prova que os setores da sociedade, tanto público como privado, estão unidos em uma única missão que é salvar vidas humanas”, lembrou Mossoró.

De acordo com o Governo do Estado, inicialmente, estão sendo escolhidos os municípios conforme critérios técnicos elaborados pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde. A partir da semana que vem, o aplicativo começará a entrar em operação de forma gradativa nos demais municípios goianos à medida em que as Prefeituras forem se estruturando e assinarem o termo de adesão. Também de forma progressiva, o processamento dos exames será ampliado e poderá chegar a mais de 4 mil testes por dia. A meta do Governo de Goiás é testar 240 mil pessoas, que representa 5% da população goiana.

Dados do Bem - O app Dados do Bem está disponível para download nos sistemas Android e IOS. Depois de baixado, o usuário deve ler atentamente as instruções e realizar a autoavaliação. No aplicativo, além das perguntas, há orientações de como se prevenir da Covid-19, além de explicações sobre a doença, como sintomas, formas de transmissão, entre outras dúvidas. O aplicativo já recebeu mais de 470 mil autoavaliações, desde o lançamento, em julho. Os testes presenciais estão sendo feitos desde o fim de julho no estado de Goiás.

Desenvolvido pelo Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino em parceria com a Zoox Smart Data, Dados do Bem (www.dadosdobem.com.br) é um projeto sem fins lucrativos de monitoramento epidemiológico que reúne tecnologia de geolocalização e metodologia para acompanhamento, em tempo real, da evolução da epidemia do Coronavírus nos centros urbanos. Criado por médicos, cientistas e engenheiros de dados, a ferramenta, cedida gratuitamente à população e ao Poder Público, fornece um mapa de distribuição do vírus e dados estratégicos sobre a Covid-19 para tomadas de decisão das autoridades.
Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postagem Anterior Próxima Postagem