Carreta da Mulher de Goiás está em Luziânia pra fazer 500 mamografias

 

Carreta das 500 mamografias está em Luziânia. Unidade móvel deve encerrar Outubro Rosa com número recorde de exames preventivos de câncer em mulheres do Nordeste goiano


Foto: Hemilton Prateato.

A Carreta da Prevenção, unidade móvel de prevenção gerida pela Policlínica de Posse está em um esforço concentrado para fechar a última semana de atendimentos itinerantes com um número expressivo de 500 mamografias em mulheres da região nordeste de Goiás.

Após passar por Campos Belos e Formosa, a unidade está em Luziânia, nesta semana, realizando atendimentos de mamografia e preventivos de colo uterino. 

De acordo com o diretor administrativo da Policlínica de Posse, unidade do Governo de Goiás, Thadeu Grembecki, a meta é priorizar ao máximo o trabalho neste mês, pelo simbolismo da campanha Outubro Rosa.

“Estamos empenhados em reforçar as ações neste mês de combate ao câncer de mama e na atenção à saúde para as mulheres nesta região. Sabemos que há uma carência na disponibilidade desse tipo de exame e priorizamos o que importa em mais significativo para a população”, frisa.

Esta é a terceira semana em que a Carreta da Prevenção percorre cidades-polo do interior, levando mamografias e exames ginecológicos. A primeira foi Campos Belos, distante 650 quilômetros de Goiânia e que teve um destaque no atendimento às mulheres da comunidade quilombola Calunga. Em seguida, a carreta foi para Formosa, onde também fez os mesmos exames tipos de exames, em uma média de 30 por dia.

Em Luziânia, a realidade é a mesma observada nas cidades anteriores. As mulheres sempre tiveram dificuldade para conseguir agendar uma mamografia, pois esse exame de maior custo não é disponível na maioria das cidades do interior. A solução é conseguir para Goiânia, por meio da regulação, em uma verdadeira ‘odisseia’ para as mulheres.

Facilidade

A contadora e acadêmica de direito Elienai Cândido da Silva Santos, 36 anos, conta que há cinco anos teve indicação para fazer uma mamografia e precisou se deslocar para Goiânia. “Agora temos essa facilidade de a unidade de exame vir até nossa cidade. Essa é uma vantagem muito grande para as mulheres dessa região, porque podem agendar e fazer aqui mesmo, sem precisar ir para Goiânia.”

Além de Luziânia, o Complexo Regulador Estadual, da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (CRE/SES-GO), disponibilizou cotas de exames para as cidades de Águas Lindas de Goiás, Novo Gama, Cristalina e Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do distrito Federal.

Foto: Hemilton Prateato.
Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem