Hospital em Goiás inova utilizando fonoaudióloga no acompanhamento pós-parto


As dificuldades, principalmente no início da vida do bebê, não são poucas. Não é raro ver mães deixando de amamentar por falta de apoio e informação. E um dos trabalhos importantes desenvolvidos pelo Hospital Regional de São Luis dos Montes Belos é o de fonoaudiologia.

O trabalho preventivo da fonoaudióloga, Laila Oliveira de Noronha, que atua com as puérperas do hospital consiste em auxiliar as mães e recém-nascidos em duas fases: ajustar a pega do bebê durante a amamentação e com o exame de frênulo lingual ou “teste da linguinha”.

“Orientamos as puérperas como amamentar o bebê de maneira adequada uma vez que esse é um novo processo para ambos. Realizamos também o exame de frênulo lingual nos recém-nascidos para prevenir problemas futuros”, afirmou a fonoaudióloga da unidade.

Muitas puérperas chegam à unidade hospitalar de São Luís dos Montes Belos com alguma experiência com o pós-parto. No entanto, outras parturientes jamais experimentaram essa novidade e necessitam do auxílio profissional da agente de saúde do hospital.

Para essas, o acompanhamento da fonoaudióloga Laila é ainda mais importante, como destaca Izabela Barreira de Jesus que deu à luz recentemente na maternidade do hospital.

“Tem mãe que machuca muito o peito por inexperiência e a Laila ensina direitinho a posição do bebê pra não machucar ou engasgar o bebê”, revelou Izabela.

No Hospital Regional de São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HRSLMB), entre setembro e novembro, a equipe de obstetrícia realizou 37 partos. Destes, 14 cirurgias foram para parto natural e 23 para partos cirúrgicos (cesariana). Além disso, todas as crianças recém-nascidas na unidade hospitalar, receberam o acompanhamento fonoaudiológico que é indispensável nos primeiros dias de vida do bebê.

“Para melhor atender os munícipes de São Luís de Montes Belos, essa unidade hospitalar conta com Pronto Socorro que funciona 24 horas com uma equipe de 4 enfermeiros, 4 técnicos e 6 médicos plantonistas”, lembrou Éder Souza, diretor do hospital.

Atendimento garantido no PS Covid-19

Além de todo esse cuidado com as puérperas, entre setembro e novembro, as equipes médicas empenharam-se em atender mais de 730 pacientes no Pronto Socorro Covid-19 que deram entrada com sintomas mais comuns de Covid-19: tosse seca, febre e cansaço. Já na Ala de enfermaria e UTI Covid-19, 109 pacientes receberam alta médica no mesmo período.  

Com isso, o Hospital Regional de São Luís de Montes Belos segue respeitando rigidamente todos os protocolos de segurança estabelecidos pelo Ministério da Saúde, para garantir atendimento pleno a todos os pacientes.

Diante desse cenário, “salvar vidas e continuar prestando serviço de qualidade em todas as especialidades, tem sido a prioridade do HRSLMB” afirmou Bruno Alves Pereira, gerente de enfermagem do HRSLMB.  

Assessoria de Comunicação Hospital Regional de Formosa/ Ecco Comunicação

Aline Marinho (11) 95484-9927 – aline@ecco.inf.br  

Dario Vasconcelos (11) 95761-7712 – dario@ecco.inf.br

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem