Hutrin celebra alta de jovem de apenas 27 anos após quadro grave da Covid-19

 

Dolores Silva se recupera em casa após 38 dias de internação na unidade de saúde

 

Foto: Divulgação

O perfil das pessoas acometidas pela Covid-19 está mudando drasticamente. Em 2021, os casos mais graves e os números de óbitos de pacientes jovens e adultos dispararam no país. De Acordo com o Boletim divulgado pelo Observatório Fiocruz Covid-19, a faixa etária entre 20 e 29 anos apresenta um número maior de contaminados e óbitos em decorrência da doença em comparação com os dados coletados entre os dias 4 e 10 de abril deste ano.

 

No Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin) o cenário não é diferente. A unidade de saúde pública do Estado de Goiás está recebendo pacientes jovens em situações graves com mais frequência desde o início do ano. Um dos casos mais recentes foi da paciente Dolores Silva Nascimento, de 27 anos, residente da cidade de Santa Bárbara de Goiás.

 

A dona de casa deu entrada no hospital no final de abril com os sintomas mais agudos da doença como falta de ar, febre, fraqueza, baixa saturação e com 50% do pulmão comprometido em decorrência da Covid-19. Devido às complicações da doença, precisou ser transferida para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para receber auxílio respiratório mecânico.

 

Ao todo foram 38 dias de internação no hospital – entre UTI e na enfermaria. Com uma boa evolução clínica após tratamento intensivo, ela pode finalmente voltar para casa. Na saída do hospital, Dolores foi recebida pelos familiares e profissionais da saúde com aplausos, balões, canções e faixas de gratidão, celebrando a esperança, a vida e as novas oportunidades.

 

A paciente relatou estar muito grata por poder voltar para casa no interior do Estado e agradeceu a equipe do Hutrin. “Eu recebi um excelente atendimento e sou muito grata aos médicos, enfermeiros e toda a equipe que me atendeu”, contou.

 

Dolores ainda ressaltou a gravidade da doença e pediu uma maior conscientização das pessoas par evitar a proliferação do vírus entre os mais jovens. “A Covid-19 é perigosa. É preciso seguir as instruções de usar máscara, higienizar as mãos e manter o distanciamento social para a própria proteção e cuidado com as pessoas que nós amamos”, enfatizou a paciente.  

“Para mim foram dias de muita angústia, de muita saudade do meu marido, da minha família, da minha casa, dos meus cachorros, do meu hamster. Foi um momento difícil, mas graças a Deus eu me recuperei e pude voltar para minha casa”, desabafou Dolores.

 

Para o Diretor do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), Getro Pádua ver os pacientes recuperados é recompensador, pois traz a sensação de dever cumprido.  “É muito gratificante ver o paciente recebendo alta e retornando ao seu lar. É sinal de que cumprimos bem nossa missão de acolher e ajudar ao próximo, oferecendo um atendimento de qualidade”, finalizou Getro de Oliveira Pádua, diretor do Hutrin.

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgências de Trindade (Hutrin)

Aline Marinho (11) 95484-9927 – aline@ecco.inf.br

Camila Braunas (62) 99538-5680 – camila@ecco.inf.br

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem