Amor cantado ressalta a importância da prevenção do câncer de próstata

 

Programa desta quarta-feira (3) foi dedicado à Campanha Novembro Azul

Instituições em todo o país começaram nesta semana o alerta para que os homens procurem realizar os exames necessários à prevenção do câncer de próstata. A iniciativa faz parte da campanha Novembro Azul, celebrada em vários países do mundo, desde 2003. No Brasil, o movimento foi iniciado pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida e hoje faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde.

Em Goiás, os Hospitais Estaduais de Formosa (HEF), Luziânia (HEL), São Luís dos Montes Belos (HESLMB) e Trindade (Hetrin), geridos pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, deram início as ações do movimento com uma live especial do projeto Amor Cantado – Acolhimento Musical.

“Temos um papel muito importante na sociedade que vai muito além dos atendimentos realizados nos hospitais. Precisamos levar informação às pessoas e conscientizá-las da melhor forma possível”, afirmou Getro de Oliveira Pádua, diretor do IMED.

Com uma camiseta azul, o engenheiro e voluntário Hercílio Ramos Júnior, falou sobre a importância de procurar por especialistas para realizar o diagnóstico precoce, já que os sinais começam a aparecer apenas quando a doença já está avançada. “Muitos homens, com a pandemia, deixaram de buscar orientação médica. Agora é o momento. A prevenção pode salvar vidas e temos por obrigação disseminar essa mensagem”, orientou.

Prevenção

O câncer de próstata é um tumor que afeta a glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra. No Brasil, esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o país registrou cerca de 65.840 novos casos em 2020. A detecção precoce da doença pode salvar vidas. O diagnóstico em fase inicial possibilita uma maior chance de tratamento bem-sucedido.

Essa detecção pode ser feita por meio de investigação come exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos. No caso específico do câncer de próstata são indicados os exames de toque retal e sangue para avaliar a dosagem de PSA (antígeno prostático específico).  

“Existe um tabu muito grande entre os homens em relação à prevenção do Câncer de Próstata. Precisamos desmistificar isso por meio da informação e vamos continuar fazendo isso com nosso projeto Amor Cantado”, disse Ramos.

Além do da live, durante o mês de novembro, os hospitais administrados pelo IMED distribuirão cards e comunicados digitais para compartilhar informações sobre o tema e fitas azuis. Além disso, realizarão palestras de conscientização para todos os profissionais. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem