Iniciativa adotada visa incentivar o descarte consciente dos diferentes tipos de materiais e será replicada em todos os terrenos da incorporadora 


Sustentabilidade tem se firmado como uma das palavras de ordem nos mais diversos segmentos a nível global. E com a construção civil não é diferente. De acordo com ranking mundial levantado pelo Green Building Council Brasil (CBC), o Brasil é um dos países com mais obras sustentáveis no mundo, ficando atrás apenas de China, Emirados Árabes e Estados Unidos. Cientes do quanto o nicho é responsável pela produção de resíduos, as incorporadoras têm feito suas movimentações para adotar práticas e alternativas sustentáveis. Exemplo disso é a Brasal Incorporações Filial Goiânia, que instalou seu primeiro tapume sustentável na obra do Reserva dos Ipês, no setor Bueno, para garantir o descarte correto de resíduos. 

O item traz recipientes para resíduos eletrônicos, plásticos e óleo de cozinha, e ainda informações sobre cada um deles, com dados sobre seu impacto no meio ambiente, de fontes como a ONU e a SABESP/SP. Entre eles, o fato do lixo eletrônico ser um dos que mais cresce no mundo, cerca de 49% em 9 anos, sendo somente 3% do seu total descartado de forma correta; já o plástico representa 85% do lixo que chega aos oceanos, cerca de 50kg por metro de costa em todo o mundo; e como um litro de óleo é capaz de contaminar 25 mil litros de água. 

“Essa é uma forma da Brasal incentivar e ampliar o entendimento da comunidade sobre a importância da consciência sustentável e de como o descarte correto garante benefícios ao espaço coletivo, que reflete diretamente na qualidade de vida e na preservação da natureza, sem a qual não podemos viver”, afirma Gustavo Dias, engenheiro gestor da obra Reserva dos Ipês, da Brasal. Com o retorno positivo desde a instalação, a iniciativa ainda será replicada nos outros canteiros de obras e terrenos da incorporadora em todas as suas praças de atuação pelo país. 

 

Selo Ouro de Sustentabilidade 

Recentemente, a Brasal Incorporações recebeu da Prefeitura de Goiânia e Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), o Selo de Sustentabilidade de Goiânia, na categoria Ouro, pelo conjunto de ações promovidas na obra do Reserva dos Ipês. O selo, que reconhece empresas que implementam sistemas de gestão ambiental e fomentam boas práticas, certifica em quatro níveis, sendo o Ouro, o mais alto deles. Sistema de captação de água pluvial, ação de coleta seletiva de resíduos, plano de educação ambiental, com acompanhamento e auditoria mensal da obra, apoio financeiro a um abrigo de animais e a adoção da Praça do Ipê, que passou por uma revitalização completa, foram algumas das ações que conquistaram a certificação.  

 

Sobre a Brasal 

Com quase 60 anos de história, a Brasal atua em 3 Estados e no DF, com negócios em 5 segmentos de mercado: incorporação e construção imobiliária; produção e distribuição de bebidas; concessionária de veículos, comercialização de combustíveis e geração de energia limpa e renovável. Em 19 anos de operação, carrega atributos que valorizam o lazer, a segurança, a tecnologia e a boa localização, com projetos que proporcionam tempo de qualidade para quem investe ou vivencia, tendo como foco empreendimentos residenciais, comerciais e loteamentos. 

Desde o início da sua trajetória, com sede em Brasília, foi responsável por entregar mais de 7290 unidades, 1 milhão de m² construídos, com expansão em 2011 para Goiânia, e em 2015 para Uberlândia, o que resultou em 5.5 bi em VGV lançados. A empresa busca melhoria contínua com foco em pesquisa de produto e de mercado, novos diferenciais construtivos e itens de tecnologia que contribuam para sustentabilidade, mobilidade urbana e compartilhamento. 

Atualmente, com mais de 950 colaboradores diretos, é reconhecida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Centro-Oeste, segundo o GPTW (Great Place to Work) e seu Sistema de Gestão é certificado conforme a Norma PBQP-H SIAC Nível A pelo Bureau Veritas Certification