Novo Gama alcança o sétimo lugar no Ranking de cidades mais seguras de Goiás

O estado de Goiás, composto por 246 municípios, destaca-se por Novo Gama, que figura entre as 10 cidades mais seguras do estado.

                                                             Foto: Wesley Santos
A segurança pública é uma responsabilidade do governo municipal, visando prevenir furtos, homicídios, vandalismo e outras formas de violência para garantir um ambiente mais seguro para a comunidade. E é exatamente isso que a administração de Novo Gama tem se dedicado a fazer pela cidade. Foi divulgado o ranking das Cidades Mais Seguras de Goiás, e o município conquistou a sétima posição, com base em informações do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

O critério utilizado para elaborar o ranking foi a taxa de homicídios a cada 100 mil habitantes em cada cidade goiana. Essa escolha foi fundamentada na consistência dos dados em relação à população de cada município. Para calcular o índice, mais de 1,5 milhão de registros de óbitos, com base no Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2022, foram analisados em todos os municípios do Brasil.

Segue a classificação:Itumbiara – 15,0 assassinatos/100 mil habitantes
Rio Verde – 19,5 assassinatos/100 mil habitantes
Anápolis – 21,1 assassinatos/100 mil habitantes
Goiânia – 21,5 assassinatos/100 mil habitantes
Trindade – 21,8 assassinatos/100 mil habitantes
Formosa – 22,5 assassinatos/100 mil habitantes
Novo Gama – 24,8 assassinatos/100 mil habitantes
Valparaíso de Goiás – 26,3 assassinatos/100 mil habitantes
Jataí – 26,8 assassinatos/100 mil habitantes
Catalão – 27,1 assassinatos/100 mil habitantes

Essa conquista é de grande significado para Novo Gama, especialmente porque, conforme dados anteriores de 2017, divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o município estava entre as 20 cidades mais violentas do país.

Edson Reis, Secretário de Segurança de Novo Gama, enfatiza as ações das forças de segurança municipais no combate à criminalidade na cidade. Ele menciona a iniciativa chamada "Planalto Seguro", que envolve a Polícia Militar do 19° batalhão e a Guarda Municipal, com o apoio de unidades como a Rotam, CPE, Choque, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, visando enfrentar diretamente a criminalidade local.

O secretário ressalta que essas operações conjuntas ocorrem pelo menos duas vezes por mês nas áreas com maior índice de criminalidade e têm obtido sucesso, contribuindo para que Novo Gama se destaque como a sétima cidade mais segura de Goiás.

Este é um exemplo do compromisso do governo de Novo Gama com a segurança pública, investindo para fortalecer as forças de segurança e garantir um ambiente mais seguro para seus cidadãos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
GDF