INPI realiza webinar sobre a importância do café

Marcello Casal/ Agência Brasil
Café - Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil

Evento faz parte do projeto Labirintos da Origem e será transmissão ao vivo

Por: Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) | Edição: Ailane Silva

Em seu terceiro encontro, o projeto Labirintos da Origem realizará um webinar no dia 25 de janeiro, das 9h30 às 11h. Promovido pela Academia do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o evento irá discutir a importância do café e terá transmissão no YouTube, pelo canal do Istituto di Storia dell'Europa Mediterran (ISEM) .

O objetivo do projeto é percorrer os caminhos que ligam Brasil e Itália no que se refere à propriedade industrial, explorando o assunto por meio de uma série de webinars.

Considerada a bebida mais consumida no planeta (depois da água), o café é tão relevante que possui uma data comemorativa própria: 1º de outubro, o Dia Internacional do Café. No Brasil, existe inclusive uma região identificada como Vale do Café, que até hoje atrai turistas para conhecer sua história cafeeira.

Na Itália, o café gerou toda uma indústria de beneficiamento baseada no conceito "Made in Italy". No país, o consumo é considerado tão prazeroso que existe uma tradição de deixar paga uma xícara de café a ser presenteada a quem dela precisar.

Nesse webinar, Adriano Novaes falará sobre como a abolição da escravatura e a imigração italiana moldaram uma região, transformando o Vale do Paraíba Fluminense em Vale do Café. Já Mariana Ribeiro trará informações sobre uma importante figura histórica feminina da região ainda pouco reconhecida: Eufrásia Teixeira Leite.

Por sua vez, Alessandra Narciso apresentará como o expresso italiano está enraizado nas culturas de Veneza a Nápoles.

Assista ao webinar

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
GDF