Volta às aulas: 5 dicas para equilibrar estágio e rotina de estudos

Organizar o tempo entre as aulas, a carreira e os momentos de lazer pode ser um desafio
Créditos: Freepik

No início do ano as oportunidades de estágio aumentam. No Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná são mais de 3,1 mil vagas em todo o estado

Apesar de ser uma realidade para muitos estudantes, conciliar estágio e estudos nem sempre é tarefa fácil. Organizar o tempo entre as aulas, a carreira e ainda reservar momentos de lazer pode ser um desafio, mas é totalmente viável!

No início do ano, com a volta da rotina, as oportunidades de estágio aumentam. No Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná são mais de 3,1 mil vagas em todo o estado, 1.341 somente em Curitiba e região metropolitana. Para aqueles que pretendem ingressar no mundo do trabalho nesse período, que também é de volta às aulas, a instrutora técnica do CIEE/PR, Juliana Ribeiro, passou algumas dicas sobre como os estudantes podem lidar da melhor forma possível com o dia a dia mais atarefado. “Dividir a rotina entre escola e estágio/aprendizagem pode ser tão simples quanto desafiador. Tudo depende de como encaramos e gerenciamos essas atividades, que, quando combinadas, podem resultar em experiências fantásticas”, pontua Juliana.

Confira mais dicas da especialista:

  • Se possível, prepare-se antecipadamente

Muitos estudantes estão em busca de oportunidades no mercado de trabalho, e é possível planejar-se antes que a rotina mude. Nas redes sociais, encontramos diversas pessoas compartilhando suas estratégias de organização. Faça anotações do que considera útil e que se encaixa na sua realidade.  

  • Pesquise modos de organização

Desde agendas digitais até planners físicos, não há uma maneira única de se organizar. Muitos preferem usar o celular, enquanto outros optam por agendas em papel; encontre o método que o deixe mais confortável. Ajuste seus horários conforme as demandas da sua rotina, sem negligenciar as pausas para alimentação e descanso. “E é crucial perceber o que funciona efetivamente para você. Seja no formato digital ou físico, é essencial manter consistência no método escolhido e reconhecer que a organização faz diferença”, afirma a instrutora.

  • Conheça a si mesmo

Saber quais são suas principais dificuldades e trabalhar nelas é um excelente modo de iniciar sua organização. Ao compreender seus limites, é possível traçar planos específicos para alcançar seus objetivos. Seja reduzindo o tempo das telas, lidando  com inseguranças ou reconhecendo o momento adequado para parar e descansar, todas essas questões precisam ser levadas em consideração. ”Dentro dessas dificuldades, é crucial encontrar a capacidade de reajustar planos sempre que necessário. Aceitar nossas falhas, reconhecer nosso crescimento e lembrar do quanto desejamos estar onde estamos”, comenta Juliana. 

  • Estabeleça uma rotina e a siga!

Após passar pelas etapas anteriores, é hora de colocar sua nova rotina em prática. Experimente por um dia, uma semana, um mês. Ajuste o que acha que pode melhorar e continue seguindo em frente. Não ignore seus momentos de lazer e descanso; mantenha o foco e dê o seu melhor. 

  • Não tenha medo de pedir ajuda

Mesmo com planejamento antecipado e uma rotina bem estabelecida, é possível errar, e está tudo bem. Não há nada de errado em pedir apoio ao encontrar alguma dificuldade ou não alcançar os objetivos. É importante saber que sempre há pessoas dispostas a ajudar, e aceitar esse auxílio é um sinal de força. Se precisar parar e recomeçar, não há problema. Apenas lembre-se do que é verdadeiramente importante e nunca desista. 

“Esse processo é fundamental para o crescimento pessoal e profissional, definindo tarefas, organizando a rotina, percebendo nossa capacidade de produção e de desacelerar quando necessário. O trabalho e os estudos não são apenas compromissos; eles dão vida ao nosso dia a dia, permitindo-nos estar ativos, interagir com diversas pessoas e continuar aprendendo. A isso chamamos de vida”, finaliza Juliana. 

 

Sobre o CIEE/PR

Há 56 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) atua para promover a integração dos jovens ao mercado de trabalho. Por meio de programas de estágios e aprendizagem, cursos de capacitação e cidadania e programas sociais, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Com 39 unidades de atendimento distribuídas em todas as regiões do Paraná, o CIEE/PR atende todo o Estado do Paraná, com uma média mensal de 29 mil estagiários e 6 mil aprendizes. Já recebeu cerca de 30 títulos de Utilidade Pública Municipal. Possui dezenas de registros nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e também nos Conselhos Municipais de Assistência Social, condição essencial para cumprir o propósito de trabalhar para fortalecer o desenvolvimento humano e social. Ao longo de cinco décadas de atuação, o CIEE/PR contribuiu para a inserção e aperfeiçoamento técnico e profissional de mais de 1,5 milhão de estagiários, bem como a iniciação profissional de milhares de aprendizes junto com entidades e empresas parceiras.


 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
GDF