Irregularidade em 1 a cada 7 vistorias: operação da Equatorial Goiás mira furto de energia em 150 comércios de Rio Verde
Ação reforça combate a irregularidades e conscientiza comerciantes sobre riscos à segurança e às implicações criminais
A Equatorial Goiás realizou, nesta terça-feira (20), uma grande operação de fiscalização na região do Jardim América, um dos principais polos comerciais de Rio Verde. A força-tarefa, liderada pela área de perdas da companhia, vistoriou 150 estabelecimentos — incluindo distribuidoras, lava-jatos, barbearias e mercados — como parte de uma ação ostensiva contra o furto de energia.
O levantamento da operação revelou um dado preocupante: em cada sete vistorias realizadas, uma apresentou irregularidade. A prática configura crime, tipificado no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, além de representar sérios riscos à segurança pública.
Embora nenhuma prisão tenha sido efetuada nesta etapa, os responsáveis foram formalmente notificados e orientados pela equipe técnica sobre as implicações legais e os perigos das ligações clandestinas, conhecidas como “gatos”. Essas irregularidades podem provocar incêndios, curtos-circuitos e até acidentes fatais.
Cerco apertado e atuação firme
“Estamos intensificando as fiscalizações em todo o estado. O furto de energia afeta hospitais, escolas, comércios e a vida de milhares de pessoas. Por isso, atuamos lado a lado com as forças de segurança, com inteligência e firmeza”, destaca Johnathan Costa, executivo corporativo de segurança empresarial do Grupo Equatorial.
Em 2025, a Equatorial Goiás já deflagrou 117 operações, que resultaram em 77 prisões. Desde o início da concessão, foram contabilizadas 475 operações e 289 prisões — números que evidenciam a eficácia da atuação integrada entre a distribuidora e as autoridades policiais.
Além das ações de campo, a concessionária reforça o patrulhamento especializado, investe em câmeras de monitoramento, sensores em pontos estratégicos da rede elétrica e mantém canais abertos para denúncias anônimas.
População pode denunciar
Qualquer pessoa pode contribuir com o combate ao furto de energia. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pela Central de Atendimento: 0800 062 0196.
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa do Grupo Equatorial, o terceiro maior grupo de distribuição de energia do Brasil, com 7 concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Em Goiás, são cerca de 3,5 milhões de clientes, distribuídos em 237 municípios, cobrindo 98,7% do território estadual, numa área de 336.871 km².